sexta-feira, 28 de março de 2014

Regulamento da " II Re-Edição 15 Kms Benfica do Ribatejo"

Associação Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo - Secção Desportiva
“II Re-Edição 15 km Benfica do Ribatejo + 5Km Marcha"

REGULAMENTO

Artigo 1º
ORGANIZAÇÃO
Associação Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo com o NIF 501397779, através da sua Secção Desportiva, com sede no Pólo Sociocultural e Museológico de Benfica do Ribatejo, Rua Marques de Tancos, nº 58 – 2080-341 Benfica do Ribatejo, assume a responsabilidade e a organização da corrida pedestre de estradas de alcatrão e estradões de terra, sendo um percurso misto, no dia 1 de Maio de 2014, designada “II Re-Edição 15 km Benfica do Ribatejo” e em simultânea uma “MINI PROVA” aberta, não competitiva, em circuito urbano.

2. PERCURSO
As diversas provas têm partida e chegada no Pavilhão Desportivo Benfica do Ribatejo. A organização, por motivos de força maior, poderá ser forçada a alterar o percurso e as respectivas distâncias previstas.

2.1. DISTÂNCIA, PERCURSO E HORÁRIO
Prova competitiva de +/- 15 Km.:
Percurso misto constituído por estradas de alcatrão e estradões de terra  de 15 km (aprox.), sem desníveis consideráveis,
com partida no Pavilhão Desportivo de Benfica do Ribatejo; Rua da Igreja Matriz – (dt.ª); Rua Fonte Branca – (Esqª.); Urbanização Fonte Branca - (dtª.); Rua José de Jesus - (esqª.); Rua Afonso Costa (dtª.); Rua António Pinto – (esqª.); Rua António - (Fte.) ; Rua Henrique Galvão - (Esqª.); Rua Henrique Galvão – (Fte.); Rua António Batista – (dtª.); Estrada Municipal 589 – (esqª.); Rua Santa Marta (esqª.); Rua Marquês de Tancos – (esqª.); Rua 28 de Setembro – (dtª.); Rua Luis Pereira Calisto - (esq.ª);Rua João de Deus – (esqª); Rua Marquês de Tancos - (esq.ª); Rua Fonte Branca - (dtª); Rua 21 de Julho - (esqª.); Rua Av. Ex Combatentes do Ultramar - (frt – 1ª passagem meta); Rua António Batista - (dtª); Urbanização da Fonte Branca - (esqª); Rua António Alexandre Mendes - (dtª); Rua José de Jesus - (Fte.); Rua do Cemitério - (esqª.); Rua Campo da Bola - (esqª.); Rua Campo da Bola – (fte.); Rua 1º de Maio – (esqª.); Estrada Municipal 586 - (Fte.); Estrada do Moinho – (esq.); Rua Pinhal do Bacalhau – (dtª); Rua 25 de Abril – (Fte.); Rua Antonio Moita – (Esqª); Rua Manuel Calixto Tendeiro (frente); Rua Ex.Combatentes do Ultramar (esq.); Pavilhão Benfica do Ribatejo - META.

Mini Prova não competitiva de 5Kms, (cinco mil metros), em simultâneo com a prova dos 15 Kms.
PARTIDA – Pavilhão Benfica do Ribatejo (Fte.); Rua Rua da Igreja – (dtª.); Rua Fonte Branca – (Esqª.); Urbanização Fonte Branca - (dtª.); Rua José de Jesus - (esqª.); Rua Afonso Costa (dtª.); Rua António Pinto – (esqª.); Rua António - (Fte.) ; Rua Henrique Galvão - (Esqª.); Rua Henrique Galvão – (Fte.); Rua António Batista – (dtª.); Estrada Municipal 589 – (esqª.); Rua Santa Marta (esqª.); Rua Marquês de Tancos – (esqª.); Rua 28 de Setembro – (dtª.); Rua Luis Pereira Calisto - (esq.ª);Rua João de Deus – (esqª); Rua Marquês de Tancos - (esq.ª); Rua Fonte Branca - (dtª); Rua 21 de Julho - (esqª.); Pavilhão Benfica do Ribatejo – META.

A partida será dada no horário seguinte:
7h – Abertura do Secretariado para levantamento dos dorsais
9 h. e 30 m.- Para os atletas dos 15 Km.
9 h e 40 m.- Para participantes da Marcha
0 Controlo de chegada encerrará ás 12 h. 30 m.

Artigo 3º
INSCRIÇÕES
“II Re-Edição  15 km Benfica do Ribatejo”:
1. A prova é aberta a todos, podendo participar atletas nacionais de ambos os sexos, que gozem de boa saúde, em representação de colectividades, organizações populares, grupos desportivos de empresas, outros organismos e pessoas individuais, federados ou não federados.
2. Em conformidade com o disposto na regra 12ª da IAAF, os atletas estrangeiros só poderão participar legalmente desde que convidados pela Organização e as Federações de origem desses atletas emitam por escrito a sua aprovação, certificando que os atletas são elegíveis e indicando o número de dias em que os atletas permanecem em Portugal;
3. Essas aprovações escritas devem ser enviadas pelas Federações nacionais de origem dos atletas para a Federação Portuguesa de Atletismo, competindo a esta aprovar a participação dos atletas.
4. As inscrições devem ser feitas online através de formulário especificamente criado para o efeito no site da Secção Desportiva do R.F. Benfica do Ribatejo, o respectivo pagamento deve ser efectuado por transferência Bancária, tendo obrigatoriamente de ser enviado o comprovativo de pagamento da inscrição, 24h antes do início da prova, para o correio electrónico seccao.desportiva.rfbr@gmail.com
5. A Organização da prova, poderá aceitar pontualmente inscrições de ultima hora, até 60 minutos do início da prova.
6. Valores de taxas de inscrição:
Atletas dos 15 Kms - 8 € + (2,50 € com almoço)
Acompanhantes - 5 € (almoço)
Atleta para Mini Prova de 5kms - 5 € + (2,50 € com almoço)
7. Identificação Bancária associada á prova
NIB: 5470 4021 5785 0587 4
Caso hajam inscrições internacionais deve ser utilizado o
IBAN: PT50 0045 5470 4021 5785 0587 4 BIC/ SWIFT: CCCMPTPL
* - a taxa de inscrição de atletas federados não inclui o pagamento de seguro, uma vez que estão abrangidos pelo seguro federativo;
** - a taxa de inscrição de atletas não federados inclui o pagamento do seguro desportivo, de acordo com o estabelecido na Portaria n.º. 757/93, de 26 de Agosto. As inscrições apresentadas fora dos prazos ou sem pagamento da importância devida serão rejeitadas.

Artigo 4º
ESCALÕES
Poderão participar todos os atletas de qualquer nacionalidade, integrando os escalões seguintes:
MASCULINOS: Seniores - De 20 a 34 anos de idade
M 35 – De 35 a 39 anos de idade
M 40 - De 40 a 44 anos de idade
M 45 - De 45 a 49 anos de idade
M 50 - De 50 a 54 anos de idade
M 55 - De 55 a 59 anos de idade
M 60 - De 60 a 65 anos de idade
M 65 - Mais de 65 anos de idade
ATLETAS DOS 15 KMS – 8€
MINI – 5€

FEMININOS
Seniores De 20 a 39 anos de idade
F 40 - 40 anos de idade em diante
Todos os atletas participantes, serão agrupados nos respectivos escalões consoante a idade exacta no dia da prova, devendo as inscrições dos atletas de ambos os sexos, dos escalões “M” e “F”, serem acompanhadas de fotocópias dos respectivos Bilhetes de Identidade válidos.
Os atletas masculinos e femininos poderão competir em qualquer escalão anterior ao correspondente à sua idade, desde que no acto da inscrição manifestem por escrito essa intenção. Em caso de dúvidas ou reclamações, qualquer atleta ficará obrigado a proceder à sua identificação e comprovação da idade, mediante a exibição do respectivo Bilhete de Identidade ou outro documento válido, com fotografia e que o Director de Competição ou Júri de Apelo considere aceitável. Caso se verifique irregularidade o atleta será desclassificado.

Artigo 5º
IDENTIFICAÇÃO INDIVIDUAL
Todos os atletas, até controlo final da prova, deverão ser portadores do dorsal numérico e fitas de controlo fornecidos pela organização.
0 Incumprimento desta norma implicará a desclassificação do atleta infractor.
Artigo 6º

ABASTECIMENTOS
A organização garantirá o abastecimento de água e eventualmente outros produtos aos atletas à partida e chegada e ainda aos 5, 10 Km e final do percurso.
Artigo 7º

DISPOSITIVO DE ARBITRAGEM
0 Dispositivo de arbitragem será assim composto:
a) Júri de Apelo, que tratará de todos os recursos apresentados durante a realização da competição e que lhe sejam apresentados para decisão, da qual não haverá apela.
b) Director de Competição;
c) Juiz Árbitro;
d) Juízes de Chegada;
e) Cronometristas;
f) Fiscais de Percurso.
Artigo 8º

DISPOSITIVO TÉCNICO
Um Director Técnico, em sintonia com o Director de Competição, coordenará toda a organização técnica da prova.
Artigo 9º

DISPOSITIVO DE SEGURANÇA E TRÂNSITO
Um Director de Segurança e Trânsito, em sintonia com o Director Técnico e Director de Competição e bem assim as autoridades legais envolvidas na prova, coordenará a organização de segurança e do trânsito da competição. 0 Percurso será encerrado ao trânsito, permitindo-se apenas a circulação de viaturas indispensáveis a condução da prova, assistência e informação, devidamente autorizadas e identificadas de forma inequívoca e visível.
A prova realizar-se-á sob protecção policial. Todos os atletas participantes não federados competirão a coberto de seguro de acidentes pessoal efectuado pela organização. Os atletas federados competirão a coberto do respectivo seguro federativo. Falsas declarações conducentes à inscrição de atletas como federados, não o sendo, desobrigam a organização de quaisquer responsabilidades.
Artigo 10º


DISPOSITIVO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA
A organização irá providenciar assistência médica durante a realização das provas, para providenciar primeiros socorros, assim como ambulâncias colocadas na zona de partida/meta e a meio do percurso, para evacuação rápida. Vão existir enfermeiros voluntários ao longo do pelotão.
Artigo 11º

CONTROLOS
1. Diversos controlos situados ao longo do percurso permitirão aos Fiscais de percurso e Dispositivo de Arbitragem, desclassificar ou penalizar os atletas que procurem voluntariamente encurtar a distância da prova ou pratiquem qualquer outra falta punível nos termos deste
Regulamento ou normativos da FPA ou IAAF.
2. Na zona de retorno a organização procederá da passagem dos atletas, ou à entrega de um talão ou fita a cada atleta, que, sob pena de desclassificação, o deverá apresentar e entregar no controlo final da prova, após a meta.
3. Deverão obrigatoriamente sujeitar-se ao controlo do ”Doping” os atletas que no final da prova sejam notificados.

Artigo 12º
CLASSIFICAÇÕES
Serão efectuadas as seguintes classificações:
Individual:
Geral de todos os atletas não desclassificados que concluírem a prova até ao encerramento do controlo de chegada;
Colectiva:
Por Escalões conforme o estabelecido no Artigo 4º do presente Regulamento;
Por Equipas, com um mínimo de quatros atletas, pontuando os quatro atletas da equipa melhor classificados na classificação geral individual.
A classificação da equipa far-se-á pela soma algébrica dos lugares obtidos pelos respectivos atletas, classificando-se em 1º lugar a equipa que obtiver menor pontuação e assim sucessivamente.
Em caso de empates, ficará melhor classificada a equipa cujo quarto atleta esteja melhor posicionado na Classificação Geral.
Únicos – Não serão classificados os atletas estrangeiros cujas inscrições não estejam em conformidade com as normas referidas no art.º. 3º do presente regulamento.
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Artigo 13º
PRÉMIOS
Serão ainda atribuídos prémios de presença de idêntico valor e qualidade a todos os atletas que concluírem a prova, sem desclassificação.
• Aos primeiros três atletas de cada escalão serão atribuídos medalhões (ou Troféus)
• Serão ainda atribuídos prémios às três equipas da classificação geral Masculina e Feminina
A entrega de prémios deverá fazer-se aos próprios atletas, podendo estes fazer representar-se por outra pessoa, desde que seja portadora do Bilhete de Identidade do premiado ou outro documento identificativo, válido, com fotografia.
Os prémios que não forem recebidos na altura própria, poderão ser entregues de 2 de Maio de 2014 até 31 de Maio de 2014.
Após esta data, a organização fica desobrigada de os entregar.

Artigo 14º
CASOS OMISSOS E RECURSOS
Quaisquer casos omissos ou situações de dúvida não especialmente previstas neste Regulamento, serão apreciados e resolvidos na altura própria pela Organização e Dispositivo de Arbitragem, tendo em conta as normas e regulamentos da FPA e IAAF. Tais decisões serão susceptíveis de recurso para o Júri de Apelo.
Apenas serão admitidos recursos desde que apresentados até 30 minutos após a chegada do 1º atleta e mediante o pagamento de uma caução de 250,00 €, que será integralmente restituída se o recurso obtiver provimento total.
Artigo 15º
Marcha “II Re-Edição  15 kms Benfica do Ribatejo”
Em simultâneo, realizar-se-á uma mini prova de 5 Km, não competitiva, aberta a atletas de ambos os sexos, a partir de 12 anos de idade.
1º - O percurso desta mini prova será o descrito no Artº. 2º deste Regulamento;
2º - As inscrições devem ser feitas on-line através de formulário especificamente criado para o efeito no site da Secção Desportiva do R.F. Benfica do Ribatejo, o respectivo pagamento deve ser efectuado por transferência Bancária, para o NIB: 5470 4021 5785 0587 4 tendo obrigatoriamente de ser enviado o comprovativo de pagamento da inscrição, 24h antes do início da prova, para o correio electrónico seccao.desportiva.rfbr@gmail.com
3º A Organização da prova, poderá aceitar pontualmente inscrições de ultima hora, até 60 minutos antes do início da prova.
Atleta para Mini Prova de 5kms - 5 € + (2,50 € com almoço)
4º - As inscrições apresentadas fora do prazo ou sem pagamento da importância devida, serão rejeitadas.
5º - As inscrições serão ilimitadas.

Artigo 16º
DIVERSOS
A organização proporcionará a todos os atletas interessados a possibilidade de banho (duche) em instalações balnearias próximas da meta. A organização aconselha todos os atletas participantes a efectuarem um exame médico antes da competição. Da sua aptidão física serão responsáveis os Clubes ou entidades que procederem á sua inscrição ou os próprios atletas.

Artigo 17º
A organização desta secção conforme os estatutos da Associação que a rege, não tem por objectivo, dividendos de ordem económica, sendo uma associação sem fins lucrativos, serão os valores excedentes, canalizados para a organização de outros eventos de cariz social , cultural e desportivo em prol da freguesia.

Artigo 18º
FESTA DE ENCERRAMENTO

No final das provas e entrega de prémios a organização proporcionará a todos os atletas e acompanhantes uma festa em recinto fechado, designada “CONFRATERNIZAÇÃO À VOLTA DA LEZÍRIA e RIO TEJO”, composta por uma refeição, com sopa de caldo verde, pão regional– “caralhotas” com febras, vinhos da Adega Cooperativa de Benfica do Ribatejo, sumos Compal e fruta. Essa mesma refeição ter o valor simbólico de 2.50 € para quem quiser adquirir. O acesso à festa é gratuito para os atletas, para os acompanhantes dos atletas o valor simbólico de 5€ que inclui a refeição no preço.

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